Língua Portuguesa

 

Patrícia Vieira Teixeira de Araújo
Ramal:4732-9512
     Formação Acadêmica:

 Licencitura em Língua Portuguesa;

 Pedagogia.





















Priscila Vieira Teixeira
Ramal: 4732-9167
     Formação Acadêmica:

   Licencitura em Língua Portuguesa;

   Pedagogia.

























                                                                    
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LINKS ÚTEIS


    Ensino Médio
    Cadernos para os alunos do EM, voltados a todas as áreas do conhecimento do ensino médio, composto por questões do ENEM. Contêm itens das quatro diferentes áreas do conhecimento e foram organizados a partir de questões que já fizeram parte do ENEM em edições passadas. Para cada série do ensino médio – 1ª, 2ª ou 3ª – há um material distinto, com questões selecionadas que dialogam com conteúdos e habilidades de cada uma das séries.





    COMO ACESSAR AS HABILIDADES EM DEFASAGEM NA SED:














    •         EJA - Mundo do Trabalho:
            Volume 1         Volume 2         Volume 3


    Ensino Fundamental II

    DIRETORIA FINALIZA FASE III DO VIII CONCURSO DE REDAÇÃO DO HOSPITAL DE AMOR DE BARRETOS

    Olá, pessoal!

    Curiosos para saber quais foram as redações selecionadas para representar a Diretoria de Itaquaquecetuba na próxima fase do VIII Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos?

    Temos novidade!

    A banca avaliadora se reuniu e discutiu sobre os 28 textos recebidos e selecionou a redação da  estudante Thayná Pereira da Silva , aluna da  professora Célia Warzee, da EE Jornalista Paulo Eduardo Olintho Rehder e a redação do aluno Gustavo Alves de Oliveira Santos,aluno da professora Simone Custóias  de A. Melo,da EE Vila Arizona I.


    😊


    Sequências didáticas

    6º ano 

    Sugestão de Leitura:
    7 ºano: Sequência Didática:
    8º ano :
    9º ano:

    Material de Apoio  AAP 27 ª edição :
    Anos Finais
    Ensino Médio
    Gabarito:

     Fascículos Aprender Sempre - Volume 1



    Fa       Fascículos Aprender Sempre - Volume 3- material produzido para apoiar a           recuperação    e       aprofundamento de língua no 2º  semestre de 2020

        




    Aprender Sempre –Ampliado 1ª série E.M.- Volume 2

    Aprender Sempre - Cadernos do Professor VOL 3 Anos Finais

    Aprender Sempre- Cadernos do Professor VOL 3 Ensino Médio

    ORIENTAÇÕES PARA ARTICULAR O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ESTUDANTES ÀS SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES - APRENDER SEMPRE

    Matriz de Habilidades Essenciais - Língua Portuguesa e Matemática - Aprender Sempre - volume 3


    Consulte as Habilidades Essenciais 
    para o 3º bimestre 

    7 º ano - Ensino Fundamental

    8º ano - Ensino Fundamental

    9º ano - Ensino Fundamental

    1ª série do Ensino Médio

    2ª série do Ensino Médio

    3ª série do Ensino Médio



    Currículo do Ensino Médio Paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Esses itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação.

    Na formação geral básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira)MatemáticaCiências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

    Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.

    Os componentes do programa Inova Educação também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de Eletivas (educação financeira, teatro, empreendedorismo), Projeto de Vida (aulas que ajudam o estudante na gestão do próprio tempo, na organização pessoal, no compromisso com a comunidade) e Tecnologia e Inovação (mídias digitais, robótica e programação).

    previsão é de que o currículo seja implementado progressivamente aos alunos da 1ª série do ensino médio em 2021Em 2022, para os estudantes da 2ª série, e consequentemente, para a 3ª série, no ano de 2023.



    SITES IMPORTANTES:

    Foco Aprendizagem

    Escrevendo o Futuro